quarta-feira, 10 de novembro de 2010

NOITE DE GALA NA ACADEMIA PEDREIRENSE DE LETRAS - Por Joaquim Filho - Pedreiras - MA




                        A noite do dia 23 de outubro de 2010 marcou a história da cultura de Pedreiras no tocante às letras e deixou marcas indeléveis no livro da Academia Pedreirense de Letras, Instituição maior dos poetas e escritores da referida cidade, reconhecida de utilidade pública em nível estadual e municipal, fundada em 30 de maio de 2006.
                        Nesta data, com início às 19h30min, aconteceu no prédio da Câmara Municipal de Pedreiras, uma sessão solene que tinha como objetivo as apresentações dos louvores dos patronos Ribamar Lopes, proferidos pelo acadêmico João de Sá Barrêto; e Monsenhor Gerson, feito pelo acadêmico Expedito Costa.
                        Os acadêmicos que estiveram presentes à sessão solene foram: Daniel Freitas Cavalcante, Darlan Pereira Fernandes, Expedito Costa Vieira, Edivaldo Sousa dos Santos, Florisa Lima da Silva, João de Sá Barrêto, Joaquim Ferreira Filho, Moisés Abílio Costa, Raimundo Nonato Matos da Silva, Samuel de Sá Barrêto, Wescley Brito da Silva Filemon de Carvalho Krause Filho e Kleber Cantanhêde Lago.
                        O presidente da Academia, poeta Kleber Lago fez a abertura da sessão, saudou os presentes, falou dos trabalhos a serem tratados em pauta, e, em seguida, fez a formação da mesa onde na oportunidade foi composta pelas seguintes autoridades: Lenoilson Passos da Silva, Prefeito de Pedreiras; Otacílio Fernanades, Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras e o acadêmico Filemon Krause, ex-presidente da APL.
                        Em seguida, dando sequência aos trabalhos, o presidente Kleber Lago solicitou do acadêmico Joaquim Filho a acompanhar o poeta, escritor e compositor Paul Gatty Sousa Nascimento até a frente para a cerimônia de posse do mais novo acadêmico da Academia Pedreirense de Letras.
                        Quem esteve presente na sessão solene foi o cantor e compositor Kosta Neto, de São Luis do Maranhão que veio exclusivamente para a posse do seu grande amigo e parceiro de música.
                        Tão logo fora empossado, Paul Gatty fez seu discurso de posse onde falou da satisfação e da honra de poder participar da Academia e tornar-se o mais novo imortal da cidade de Pedreiras. Fez citações de alguns trechos dos seus poemas, hoje imortalizados em suas canções, como “Linha Imaginária” e muitas outras.
                        Quando terminou o seu discurso, Paul Gatty foi aplaudido pelos confrades, parentes e amigos que estavam presentes na Câmara Municipal. Ao sair da tribuna, foi cortejado com aplausos, fotos, abraços e apertos de mão de todos que foram prestigiar a sua entrada na Academia.
                        O acadêmico Expedito Costa fez a leitura dos louvores ao seu patrono, Monsenhor Gerson, a quem foi bastante justo no resgate aos serviços prestados que o mesmo prestou à cidade de Pedreiras e falou da sua importância para o crescimento da nossa cidade.
                        Quem também fez a leitura de louvores ao seu patrono foi o poeta João Barrêto que, com maestria, fez um resgate do valor poético que Ribamar Lopes teve para com a nossa poesia.
                        Após a leitura dos louvores, o presidente Kleber Lago franqueou a palavra onde o primeiro a fazer uso da mesma foi o Excelentíssimo Prefeito Municipal de Pedreiras, Lenoilson Passos da Silva que lembrou os compromissos firmados com a Academia, o de conseguir um terreno para a construção da sua sede própria. O Prefeito Lenoilson Passos ainda falou da importância de Paul Getty na Academia, pois o mesmo, atualmente, tem sido um grande articulador, patrocinador, produtor e parceiro da arte e dos artistas de Pedreiras.
                        Quem fez uso da palavra foi o vereador Otacílio Fernandes, que deixou claro mais uma vez o prazer de abrir as portas da casa do povo para sediar uma sessão solene da academia. Parabenizou o acadêmico Paul Getty e disse que foi bem merecida a sua entrada para a Academia.
                        O poeta Filemon Krause, ex-presidente da Academia, um grande lutador para a fundação da mesma fez as suas considerações estendendo suas palavras de boas-vindas ao mais novo acadêmico. Disse que Paul Getty tem sido nos últimos anos destaque na poesia, na música e no meio cultural não só de Pedreiras, mas em todo o Estado do Maranhão. Revelou que a Loja Maçônica Gonçalves Lêdo, em momento oportuno fará uma homenagem a Paul Getty, com uma Moção de Aplausos pela gravação do CD que homenageia a cidade de Pedreiras pelos seus 90 anos.
                        Kleber Lago proferiu algumas palavras de agradecimentos, destacou o compromisso e a responsabilidade que se deve ter para com a academia, e fez questão de deixar bem claro que Paul Getty só entrou na academia porque têm méritos de sobra para tanto, pois atualmente tem contribuído muito para a cultura do Município de Pedreiras.
                        Kleber Lago depois de ter feito o seu discurso brilhante de sempre, deu por encerrado a sessão solene.
                        Na praça Zinô Caldeira, conhecida como praça de eventos ou ainda praça do Jardim, o acadêmico Paul Getty reuniu todos os confrades, seus parentes e alguns amigos para um jantar e bate-papo descontraído no Restaurante “De Bobeira”, de propriedade do casal Celço e Glória.
                        Desejamos ao nosso neo-confrade muito sucesso no seu ingresso na Academia, que a sua vinda seja uma soma de forças, idéias e lutas em prol das letras e do resgate dos nossos valores culturais.
                        Seja bem-vindo Paul Getty, a Academia Pedreirense de Letras essa noite irá dormir na certeza de ter um forte e imbatível guardião a lhe defender.




2 comentários:

  1. Filemon, estou muito orgulhosa do seu trabalho.
    Angelina.

    ResponderExcluir
  2. Filemon, Muito lindo o poema, "Saudade de Minha Mae". Eu o li em A Página da Vida.

    Angelina

    ResponderExcluir